Cansei

Eu sempre fui um defensor do Celso Roth. Quer dizer, logo que ele veio treinar o Grêmio, no ínicio do ano passado, não fui muito a favor, mas com o tempo ele mostrou merecer o meu respeito.

Mesmo com o tropeço do final do ano, que começou quando o Grêmio perdeu pro Goias em casa e acabou ficando em segundo lugar no Brasileirão, eu mantive uma posição pró-Roth.

Na realidade, acho até que ele conseguiu fazer certos milagres, ainda mais com o time que o Grêmio tinha. Ou melhor, o time que não tinha. Na época, o tricolor não tinha time. E mesmo assim conseguiu ficar em segundo.

O título era possível e estava nas nossas mãos, mas não responsabilizo Roth por isso. O Grêmio não estava preparado para o título. Não tinha braço pra isso. (É duro reconhecer isso, mas é verdade). Diferentemente do São Paulo, que trabalha com a mesma equipe a muito mais tempo, além de ter um dos melhores elencos do Brasil.

Porém, paciência tem limites. E a minha já está esgotando.

Quando Roth quis usar o 3-6-1, eu fui a favor. Acreditei que poderia dar certo. Afinal, já vi o Milan usar a mesma tática na época de George Weah no fim da década de 90 (nossa, como é estranho se referir a década de 90 como um passado distante) e depois com shevchenko  mais recentemente e conquistar excelentes vitórias.

Só que eu não me liguei em dois detalhes:

1º O time do Milan, assim como a maioria dos times italianos, são retranqueiros por tradição. Nos últimos anos têm mudado sua postura e partido mais pro ataque, chegando a jogar num 4-4-2 bem ofensivo.

2º O futebol italiano é completamente diferente do futebol brasileiro. E isso faz toda a diferença. Lá se joga em dois toques. Aqui são outros quinhentos.

Ou seja. jogar no 3-6-1 não é algo muito inteligente no futebol brasileiro. Mas mesmo assim, acreditei que o inovador poderia surpreender.

Mas não surpreendeu. Peredemos TODAS as partidas que utilizamos desta tática. Na verdade, ganhamos uma. Mas a vitória só veio quando Roth tirou um meia e pôs mais um atacante, passando pro 3-5-2.

Após a excelente partida contra o Universidad do Chile, quarta-feira passada, mesmo o Grêmio não tendo vencido, o time mostrou que funciona muito melhor com dois atacantes a frente. A prova disso foi que tivemos 13 oportunidades de gol além de quase 80% de posse de bola. A bola não entrou por mero detalhe.

O mesmo ocorreu dias antes, quando o Grêmio ganhou do Brasil de Pelotas, uma semana antes, por 3×0 também utilizando dois atacantes.

Quanta eficiência do ataque.

Visto que o Grêmio joga muito melhor com dois no ataque, que a torcida aclamava por dois atacantes, que os próprios jogadores esperavam jogar com dois a frente, POR QUE RAIOS O CELSO ROTH QUIS USAR A FALIDA 3-6-1 no GRE-nal???

Além de saber que a estratégia é falida, partir pra defensiva em um GRE-nal no Beira-Rio lotado, onde o time do Inter – e eu odeio ter que reconhecer isso – tem o melhor ataque do campeonato, não é ignorância. É burrice!

Além disso tudo, se tivesse vencido o turno, poderiamos jogar o returno com os reservas e nos dedicar integralmente pra Libertadores, pois já garantiriamos uma vaga pra final do Gauchão.

Caramba, o que passa na cabeça desse cara? Temos quatro atacantes fortes só pra ter nome no papel? E claro, por que quando o Grêmio empatou a partida, Roth voltou a se defender?

É melhor ele mudar de postura, ou mais cedo ou mais tarde sairá do cargo pra nunca mais voltar. Eu deposito em ti, uma última esperança. Não me desaponte.

E na Libertadores não esqueça que tens na mão Alex Mineiro, Jonas, Herrera e Maxi Lopes. USE-OS!

3 respostas para Cansei

  1. azul p&b disse:

    Eu ia ler o teu post, porém desisti na primeira frase.
    http://www.foraroth.com.br/

  2. julianabm disse:

    Dé, a culpa não é só do Roth. Os jogadores do Grêmio também não estão jogando bem. Mas…. Enfim, o notícias ta comentando isso. Passa lá depois.
    Beijos

  3. Tiele disse:

    Eu desisti (pra sempre!)
    :T

Deixe uma resposta

