Democracia ideal

esde pequenos ouvimos e lemos por todas as partes que vivemos em uma democracia. Mas o que raios isso quer dizer?

Do Wikipédia: “A Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.” (…)

Mas ao meu ver, vivemos bem longe dessa democracia. Aqui no Brasil a democracia é protegida pela , Constituição de 1988, porém, autoridades insistem em atropelar nossos direitos.

A constituição, por exemplo, prevê liberdade de expressão, mas qualquer ato de repudio a um governante do poder, é repreendido instantantanemente, causando prisão e repressão aos individuos, como nos anos mais cruéis da ditadura militar.

Liberdade essa, que sempre é ferida quando vai contra os interesses de governantes e empresários.

A Constituição diz também, que todo cidadão tem direito a educação e saúde pública, contudo, o que vemos pelas escolas e hospitais que recebem verbas públicas, são de chorar. Pagamos caro com impostos que nos garantem esse direito, entretanto, não podemos usufruir dele. A não ser claro, que estejamos dispostos a ter um ensino precário e de qualidade pífea ou entrar nas interminaveis filas do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o sujeito pode levar ANOS para ser atendido.

Quem tem um pouco mais de condição financeira, pode entrar em uma escola particular, pode ter um convênio ou plano de saúde e assim, ter um “ensino qualificado”, ter garantia de não ter que esperar em filas sem fim para ser atendido por bons médicos.

Mas espere aí! Não pagamos impostos altíssimos para ter tudo isso garantido? Pois é, além de pagarmos por isso, somos obrigados a pagar tudo de novo pelo privado também, já que o público não nos serve.

Isso tudo sem falar na segurança. A Constituição prevê também, que todo cidadão tem o direito a segurança pública. Mas onde eles estão? Ninguém os vê, só aparecem rapidamente, nos anos de eleição. E novamente, o cidadão que possui uma situação financeira mais estavel, tem que contar com o apoio da segurança privada, cuidando dos prédios e casas, ruas e praças, já que a segurança pública não faz sua parte. E não é por falta de dinheiro, pois pagamos altos impostos por isso também.

Ou seja, somos obrigados a pagar impostos pela educação, saúde e segurança, e ainda temos que pagar por tudo isso de novo, já que o serviço público é uma piada. Não nos garante absolutamente nada.

Que democracia é essa, então?

 

É uma democracia bizarra, onde ainda somos obrigados a votar, e ainda somos obrigados a prestar serviço militar.

Atividade obrigatória em uma democracia? Que coisa mais bizarra!

O que é ideal para a maioria, não serve para todos. A democracia que vivemos hoje está longe de ser ideal. Esta longe de ser democracia.

O ideal não seria que pagassemos nossos impostos e tivessemos garantia a tudo que tal da Constituição diz que é nosso direito?

Ou já que as coisas não funcionam tão bem assim, que pudessemos escolher se queremos pagar estes impostos, já que teremos que pagar tudo de novo para as empresas particulares?

Aposto que a grana que investimos nos impostos seria muito melhor utilizada por nós mesmos, do que da maneira que nos encontramos.

O ideal não seria eu poder decidir se quero votar, ou não, nas próximas eleições?

Se quero ou não servir no exército?

O ideal seria que eu pudesse escolher a onde será investida a grana que eu pago mensalmente para o governo!

O ideal seria que as leis aconteçam e os corruptos sejam punidos como merecem!

O ideal seria que pudessemos decidir de fato pelo futuro da nossa cidade, estado e país. Se queremos ou não a aprovação de determinado Projeto de Lei. Que pudessemos decidir se somos afavor do aumento ou não dos juros e taxas…

O ideal seria que o voto me sirva de alguma coisa, além de ter que escolher o menos pior a me representar na câmara, assembléia, no congresso, etc…

Tudo isso seria ideal, mas creio que estamos bem mais próximos dos resquícios da ditadura, do que da democracia ideal.

Com certeza muitas coisas foram conquistadas, muitos passos foram dados, mas o bla bla bla teórico é muito maior do que a verdadeira prática.

3 respostas para Democracia ideal

  1. Gabi disse:

    Falou tudo Dé.
    é trsite…
    e as charges então
    tá foda… mas nos resta acreditar e tentar a trancos e barrancos fazer diferente né?!
    bjos

  2. […] O imposto que pagamos deveria suprir nossas necessidades básicas como: saúde, educação, saneamen…porém, com uma má gestão, não é bem assim que a banda toca. […]

  3. Laucia disse:

    Esse texto fala tudo, é uma pouca vergonha esse país, não temos nenhum motivo de sermos nacionalistas como são as pessoas dos outros países, não temos educação e nem saúde de qualidade. Mas também o povo não faz nada, todos pagam e nem reclamam por seus direitos. Gostaria de ver se essa pouca vergonha acontecesse nos EUA e na França, com certeza as pessoas sairiam nas ruas protestando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: