Ano de eleição

Pois é, chegou mais um ano de eleição. Ano de eleição é sempre uma loucura. As vezes nem notamos que, de novo, estamos em um ano de eleição. Mas basta andar nas ruas e ver a cidade mais limpa, com mais segurança, as leis realmente funcionando…

Dessa vez as eleições são municipais.

É bem engraçado, pois em ano de eleição é o momento certo pro prefeito mostrar serviço, afinal, ele tem que garantir seu posto por mais quatro anos. As obras que passaram bons tempos andando a passos curtos, parecem que voam nesse ano. Asfalto, esgoto, luz, seguranças… Nossa, a cidade se transforma.

Além de tudo isso, somos assediados em todos os lugares que se possa imaginar. Nos bares, nos estadios, nos parques, no centro, nas festas. Chega a ser engraçado. Não se pode fazer mais nada na cidade sem que tu seja abordado pelos mais diversos militantes, dos mais diversos partidos, te bombardeando com panfletos e promessas. Pessoas que tu nunca viu na vida, vem te “garantir” mudanças, atitudes e posturas. “Eu irei melhorar a orla do Guaíba, iluminando todo o caminho Gasômetro-Marinha”, diz um. “Agora com a Lei Seca, eu irei fazer o ‘Transporte Noturno’ onde serão disponibilizados Kombis e Vans que te levarão em casa para que você possa curtir a sua noite”, diz outro. “Porto Alegre quer e pode mais”, diz uma terceira.

Quando de fato são militantes, né? Porque o quem tem de partido contratando gente pra ficar segurando bandeira e distribuindo panfletos, é fora do normal. Quando é militante do partido mesmo, até cogito a hipotese de vir a pensar no que ele tem a dizer. Mas quando vejo que é um cara, que nem sabe as propostas da pessoa que ele tá falando pra gente votar, aí fica foda.

Há duas semanas atrás, eu fui “atacado” algumas vezes: Segunda-feira, eu fui a um show no Opinião. E lá estava alguns militantes do PC do B com bandeiras e panfletos, dizendo querer fazer mais pela juventude gaúcha. No dia seguinte, voltando do trabalho, desco do ônibus no centro e dessa vez me deparo com o pessoal do PSOL, no mercado e PMDB na esquina democrática. Salve o MP3 que me salva de abordagens clássicas: “já tem vereador, já tem prefeito? Vote em ciclano, vote em beltrano”. Dois dias depois, vou a um bar na Cidade Baixa para ver o jogo do tricolor e acreditem, estava no segundo andar do bar, quando o local foi tomado por “militantes” do PDT, querendo eleger um vereador com idéias nada inovadoras.

Cansado desse ataque ostensivo, procurei no fim de semana, ao menos, ficar distante dessa corja e fui atrás de um lugar para ver um belo pôr-do-sol , tomar um chimarrão, comendo bergamotas e ver umas garotas. Mas quem disse que consegui? No sábado, fui ao Marinha e lá estavam eles outra vez, prometendo mundos e fundos. Estavam todas as bandeiras, uma verdadeira festa. No domingo decidi ir a Redenção e adivinhem quem estava lá?

Eles não perdoam nem no futebol…E no futebol é pior ainda. É tão apelativo. Se utilizam do ópio do povo para entrar nas mentes das pessoas mais inocentes. Uma graninha pra uma torcida e uma garantia de entradas grátis nos jogos, e já tem garantido alguns votantes, além de alguns falsos militantes para panfletear e sacudir bandeiras nos estádios.

É uma multidão de pessoas fazendo passeatas, carreatas, banderaços, panfleteando… O engraçado é que quem lê isso, pensa que eu não gosto disso. No fundo, até gosto desse fervor. Mas o problema é que não há respeito. Não perdoam nem nos momentos de distração. Sem contar da invasão diária pela TV, rádio, internet, nos muros da cidade…

E é aí que as atividades alheias invadem nosso espaço privado. Pô, eu só quero ver um jogo, tomar uma cerveja, ver um pôr-do-sol, ver TV, em paz. Sem ter que ser bombardeado pelos apelos de um voto.

Mas como falei, né?! É ano de eleição…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: