Falando em ENADE

Outro dia escrevi falando sobre o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) criticando a campanha que será feita pela AgexCom, além de explicar o motivo do boicote a prova.

Pois bem. Hoje, na Zero Hora saiu uma matéria falando do resultado do boicote dos estudantes de Educação Física da UFRGS. Em contra-campanha ao ENADE, os estudantes da ESEF conseguiram mobilizar os selecionados para realizar o exame, fazendo assim, o curso tirar nota 1 (menor nota que se pode tirar no exame, já que não é possível tirar 0).

Treixos retirados da matéria da Zero Hora de Hoje:

” O boicote dos estudantes da Esef foi incentivado por um movimento nacional coordenado pela Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física. De acordo com o ex-coordenador da executiva, o estudante de Educação Física Shin Nishimura, o ato de entregar a prova em branco representa uma série de incompatibilidades com o Enade.

A primeira divergência é com o caráter obrigatório da prova e com a não liberação do diploma aos alunos que não participam. Segundo Nishimura, a nota do Enade não corresponde ao conhecimento real e ao trabalho desenvolvido dentro das salas de aulas.

Os resultados, na avaliação do estudante da UFRGS, são utilizados como marketing pelas universidades que obtêm os melhores resultados.

– Algumas universidades fazem cursos preparatórios para o Enade e vinculam seu conteúdo ao que pode cair na prova. Isso prejudica a autonomia das universidades – complementa Nishimura.”

(…)

“Esse resultado não corresponde a uma deficiência do curso, mas a um posicionamento contrário ao sistema de avaliação do Ministério da Educação – ressalta Fraga (coordenador da Comissão de Graduação da Esef).

“Fraga destaca que os conceitos do mestrado e doutorado da Esef estão entre os mais altos do país, o que comprova que a graduação se insere no mesmo patamar.”

Que felicidade a minha ao ler tal matéria. Incrivel mesmo, foi le-la na Zero Hora.

2 respostas para Falando em ENADE

  1. Gabi disse:

    A agex vai incentivar o enade?
    não quero mais trabalhar lá!
    hahaha.
    Li a Zero tb, e achei muito bom!
    Bjos Dé

  2. Ju disse:

    Enade? É sem dúvida um grande ponto de interrogação!!!

    besos Dé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: