Comissão do Senado convoca Dilma para falar sobre dossiê

Oposição aprovou requerimento que obriga Dilma a ir à Comissão de Infra-estrutura. A ministra precisa comparecer em até 30 dias sob pena de crime de responsabilidade.

EDUARDO BRESCIANI
FAUSTO CARNEIRO
Do G1, em Brasília

A Comissão de Infra-estrutura do Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em votação “relâmpago”, a convocação da minstra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para dar esclarecimentos sobre o suposto dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso. A ministra precisa comparecer em até 30 dias sob pena de crime de responsabilidade se não atender à convocação.

A mesma comissão já havia aprovado convocações para a ministra falar sobre o PAC e a usina hidrelétrica de Belo Monte. A convocação para falar do dossiê foi uma manobra da oposição, que se valeu do baixo quórum na sessão de sabatina de Mário Rodrigues Júnior, indicado para uma diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O autor do requerimento de convocação é o senador Mário Couto (PSDB-PA). Para ele, o assunto não é “estranho” às atribuições da comissão. “O artigo 50 da Constituição dá amplo direito para que a comissão possa requerer a qualquer momento a presença de qualquer ministro. Não sei por que esse medo de deixar ela vir aqui”, argumentou. O presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado é da oposição: Marconi Perillo (PSDB-GO).

Reação

A manobra provocou reação da base do governo. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), entrou na comissão com um requerimento pedindo a derrubada da nova convocação. Ele apresentou, ainda, outro requerimento para trocar a convocação sobre o PAC para convite. Com isso, a presença de Dilma deixaria de ser obrigatória. A ministra deve comparecer à audiência sobre o PAC no final de abril.

Por volta das 15h55, Marconi Perillo chegou a ler os requerimentos de Jucá, mas decidiu encerrar a reunião sem a votação. Para o tucano, as convocações da ministra são “matérias vencidas” na comissão. Só cabe, agora, recurso ao plenário do Senado.

A líder do PT, Ideli Salvatti (SC), criticou a nova jogada da oposição. “Eles perceberam o quórum e, em três minutos, tentam, de novo, esse golpe de convocar a Dilma para falar do dossiê. Nós não podemos aceitar.” Ideli e Jucá saíram da reunião às pressas.

Ao sair da sala em que ocorria a reunião, Jucá reuniu cerca de seis senadores aliados e disse, em tom de ameaça, que os senadores governistas não poderiam mais dar quórum à comissão, para o governo não ser ‘surpreendido’ com esse tipo de atitude.

O vice-líder do PMDB na Casa, Valter Pereira, (PMDB-MS), criticou a oposição e não descartou um recurso ao plenário do Senado. “Existe um Senado e estão querendo transformar as comissões técnicas em outros ‘Senadinhos’. Não tem lógica convocar a ministra para falar de cartão corporagivo nesta comissão.”

‘Vazamento de discurso’

A Casa Civil informou ao G1 que a ministra não fez comentários ao ser informada da convocação do Senado. A assessoria informou que Dilma não falará sobre o suposto dossiê enquanto a investigação da Polícia Federal e a auditoria do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI) não forem concluídas.

Pela manhã, durante a 11a Marcha dos Prefeitos e com Dilma presente, o presidente Lula fez uma brincadeira com referência indireta ao vazamento de informações do suposto dossiê.

“O problema é que seu sempre trago um discurso por escrito, e os prefeitos que vêm falar antes de mim falam as coisas que estão escritas aqui. Ou nós copiamos o discurso deles ou eles copiam os meus. Deve ter vazamento de informações”, disse Lula, provocando gargalhadas na platéia. A ministra Dilma Rousseff deixou o evento sem falar com a imprensa.

Notícia retirada do portal G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: