Tensa relação entre Colômbia e Equador

Após a morte do nº 2 das Farc, sábado passado (1º de março) o Equador decidiu romper qualquer relação diplomática com a Colômbia até que a situação entre os dois paises sejam normalizadas. Além disso, o governo colombiano acusa Hugo Chaves de “patrocinar e financiar genocidas”.

Nesta terça-feira, na Organização dos Estados Americanos (OEA), o Equador acusou a Colômbia de ter realizado uma “violação planejada e premeditada”. Segundo o comunicado oficial divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores equatoriano esta decisão foi adotada diante da evidente violação da soberania nacional e da integridade territorial do Equador.

Equador e Venezuela enviam soldados para a fronteira com a Colômbia

Em contraponto a esta situação, o representante do governo colômbiano na OEA, Camilo Ospina, reiterou seu pedido de desculpas pelas ações militares do fim de semana. Mas deixou bem claro que a Venezuela e Equador devem explicações ao povo colombiano . Ambos países são acusados de manter relações com as Farc.

Após os acontecimentos do final de semana, Equador anunciou esta segunda-feira (03 de março) romper as relações internacionais com a Colômbia. A representante equatoriana na OEA Maria Salvador pediu “a convocação urgente de uma reunião de chanceleres”, no máximo até o dia 11 de março.

Deixe um comentário